Plantas baixas, humanizadas, luminotécnicas, de localização. Entre tantas informações é comum existir dúvidas na hora de estruturar ou identificar um projeto. Elas se enquadram como desenho arquitetônico, que é a representação gráfica das projeções verticais e horizontais do material trabalhado, fundamental na arquitetura.
Conheça abaixo alguns tipos de plantas e seus usos:

Planta baixa
A planta baixa é a representação de um corte (com um metro e meio a partir da base da casa ou edifício) feito em uma escala
determinada, com as medidas reais do imóvel. Com ela, podem-se dimensionar os móveis para obter melhor perspectiva do que está sendo apresentado. São feitas a mão ou em softwares.

Planta humanizada
A planta baixa humanizada é a colocação do desenho em cores, efeitos de luz, sombras e texturização, a fim de oferecer ao cliente uma visualização de exemplo decorativo de móveis, pisos, etc.

Planta de situação
A planta de situação, também conhecida como planta de localização, tem a finalidade de indicar o lote ou terra em relação ao logradouro. Ela converte a dimensão dos terrenos, seus afastamentos e recuos, orientação geográfica, dentre outros.

 

Planta luminotécnica
O projeto luminotécnico é o desenvolvimento de iluminação para áreas internas e externas. Nele, se leva em consideração fatores como as áreas de trabalho, luz e penumbra, o nível desejado de luz em cada área e o material que será utilizado.

 

Além de tantos detalhes, de mesma importância está o peso gráfico. Este peso é a diferença de espessura de uma linha em relação à outra, que faz parte de uma hierarquização, determinadas pelo que a linha irá representar e pela intensidade e dimensão do grafite utilizado.

Para melhor se situar em meio a tantas informações, o ideal é ser orientado por um profissional qualificado e de confiança, garantindo o sucesso do resultado final.

Pin It on Pinterest

Inscreva-se em nosso Blog

Inscreva-se em nosso Blog

Inscrevendo seu e-mail abaixo você recebe novidades, novos artigos e promoções da Ponto Interior.

Você se inscreveu com sucesso! Obrigado.