Furei o cano na parede! E agora?

Quando fazemos furos em paredes sempre corremos o risco de encontrar um encanamento, e saber como consertar um cano furado pode ser bastante oportuno, mesmo porque ninguém está livre desses acidentes, e pior ainda, quando eles acontecem em períodos difíceis de encontrarmos um encanador profissional (como nos finais de semana), certamente os prejuízos tendem a ser grandes. Mas se soubermos como agir nesta hora, podemos evitar complicações.

Quando acontece este tipo de acidente, a primeira coisa a ser feita é fechar o registro de agua para minimizar a bagunça e economizar na agua, depois disso será necessário abrir a parede para saber qual o tamanho do furo e verificar se atingiu os dois lados da tubulação.

Podem ocorrer situações onde um remendo com pedaços de tubo e adesivo resolve a situação, mas isso somente pode ser feito se a pressão da água não for muito forte. Porém este trabalho exige um pouco de técnica para que tudo seja feito com cuidado e exatidão, e caso não tenha outro jeito a não ser quebrar toda a parede para trocar a tubulação.

 

 O que fazer para consertar um cano furado

Interrompido o abastecimento de água e com a tubulação do local do furo já exposta, será preciso lixar o tubo para que adesivo cole. Após isto corte um pequeno pedaço de tubo com a mesma bitola para formar o remendo em forma de abraçadeira. Lembrando que a tubulação onde vai ser feito o remendo deve estar bem seca.

Depois de lixar a tubulação que receberá o remendo, lixe também as arrestas do remendo e o seu corpo no lado interno, pois só assim o adesivo vai colar no tubo. Com as partes lixadas, então passamos o adesivo próprio para encanamento e colamos como se fosse uma conexão normal.

Não tem outros segredos para consertar um vazamento de água: o que precisamos é um pouco de técnica e o material certo. Neste caso é de um tubo para o remendo, adesivo, lixa, serra para cortar cano, e uma dose a mais de calma, já que ficar nervoso pode atrapalhar todo o trabalho.

Esse tipo de serviço é recomendado para paredes revestidas de azulejos, mas quando não existir revestimento, poderá ser feita uma abertura maior para facilitar o manuseio da tubulação.

É importante, após colar a tubulação, esperar no mínimo 1 hora antes de fazer o teste com a água. Se solucionado, é só finalizar fechando a abertura feita na parede.

Como já adiantamos aqui, este tipo de remendo é recomendado somente em casos onde não existe elevada pressão de água. Se essa pressão existir, muito provável que este trabalho não dê resultados, então o melhor é buscarmos por soluções que a indústria de tubos e conexões tem a oferecer.

Uma delas é a luva de correr, e neste caso, com a agua já interrompida, será preciso quebrar a parede, serrar o cano no local do furo e movimenta-lo para colocar a luva que será posicionada em cima da emenda.

Outra solução é uma luva que se divide ao meio por uma rosca com vedação de borracha, aqui o processo é o mesmo, porém é preciso colar os dois lados da luva no cano para depois unir as partes rosqueando.

Além dessas soluções, em casos onde o furo não ultrapassou os dois lados o tubo, podemos contar com o “Tapa Furos”, um produto sintético encontrado em lojas de material de construção. Eles parecem muito com parafusos, porém sem roscas. Da mesma maneira que os consertos citados acima, para usa-lo será preciso fechar o registro de água no local do vazamento e fazer uma abertura na parede ate o encanamento. Uma vez encontrado o vazamento é só passar o adesivo em volta desses rapadores e então rosquear o furo com a ajuda de uma de fenda.

Feito isso, será preciso aguardar 1 hora para o adesivo secar e depois poderá normalizar o abastecimento de água. Então é só fechar a abertura feita na parede para encerrar o trabalho.

Vale lembrar que todo este processo é recomendado ser feito por um profissional capacitado, muitos deles você pode encontrar em sites de busca. Uma dica importante é fazer um seguro residencial, onde poderá acionar em situações como essa.

Pin It on Pinterest

Inscreva-se em nosso Blog

Inscreva-se em nosso Blog

Inscrevendo seu e-mail abaixo você recebe novidades, novos artigos e promoções da Ponto Interior.

Você se inscreveu com sucesso! Obrigado.