Beleza e praticidade ao mesmo tempo.

Com um ambiente sereno, bonito e funcional o estilo contemporâneo seduz muitos decoradores, sejam eles amadores ou profissionais. Sua base está na simplicidade e no aspecto clean e moderno, já que esta decoração leva em conta apenas tendências a partir da segunda metade do século XX.

Menos é mais.

Os moveis são caracterizados por silhuetas marcadas e esguias, peças angulares e traços simples. Tem-se a preferência por mobília larga, espaçosa e baixa (quase sempre rente ao chão) e principalmente superfícies lisas, principais características deste estilo.

As matérias-primas que proporcionam uma elegância sublime aos espaços contemporâneos são vidro, pedra, metal, aço, cimento, mármore, madeira clara e escura, com acabamentos com detalhes envernizados, metalizados, pintados e envidraçados.

Tapetes com cores delicadas, tecidos comportáveis e têxteis convidativos nos revestimentos, podem e devem ser usados como recurso para gerar um ar suave no ambiente. Os têxteis que mais se identificam com o estilo contemporâneo são o cabedal, alcântara, vinil, corda, bouclé, flanela, lã, algodão, linho, seda, caxemira e juta.

Para este estilo utilizam-se muito as formas geométricas, elas podem aparecer tanto em peças de arte quanto em elementos decorativos.  Toma preferencia uma paleta de cores neutras, onde se destacam o preto, branco, cinza, azul-acinzentado, bege, creme e castanho.  Apesar de utilizadas em sua maioria variações monocromáticas, estas cores podem ser combinadas com cores mais fortes, como o amarelo, laranja, vermelho, berinjela ou lilás.

O uso do papel de parede também deixa um ar de contemporaneidade a este estilo. Costuma-se decorar as paredes com molduras pretas, brancas ou metalizadas formando conjuntos simétricos, cujo efeito é incrível.

Outra forte característica do estilo contemporâneo é a valorização da luz natural. Neste caso a dica é a instalação de janelas maiores, com vidros lisos transparentes e espaçosos, que além de levar luz para o ambiente irão ajudar na circulação de ar, contribuindo a gerar uma área fresca e ventilada.  Na iluminação artificial usada para compor o ambiente podem ser utilizadas luminárias, abajures e demais acessórios de iluminação com uma imagem básica, simples e sutil.

No estilo contemporâneo a praticidade e um design perfeito devem andar juntos: afinal a que serve a beleza se não podemos desfrutar dela?

Pin It on Pinterest

Inscreva-se em nosso Blog

Inscreva-se em nosso Blog

Inscrevendo seu e-mail abaixo você recebe novidades, novos artigos e promoções da Ponto Interior.

Você se inscreveu com sucesso! Obrigado.