De forma prática, com ar despojado e sofisticado, o Urban Industrial, como é conhecido o conceito sofisticado Industrial Urbano, vem ganhando cada vez mais destaque entre designers e arquitetos. O estilo surgiu nos Estados Unidos entre a década de 50 e 70, com um novo uso para indústrias fechadas ou abandonadas, e traz consigo elementos típicos em fábricas ajudam a compor esse visual urbano e ao mesmo tempo descolado.

Mesmo após tantos anos s   endo utilizado, o conceito se tornou atemporal tanto por sua estética quanto pela funcionalidade e seu uso não se limitou apenas para moradias e estúdios, como era habitual, mas também para locais como hotéis, restaurantes e comércios em geral. Por sua versatilidade, se mistura facilmente com outros estilos, como o minimalista, contemporâneo, rústico e boho ou itens de design modernos, trazendo uma enorme variedade de opções a quem o escolhe para decoração.

MÓVEIS E DECORAÇÃO
Seu aspecto mais forte aparece em objetos de decoração e nos materiais utilizados. Ferro oxidado ou escovado, peças antigas, mas com funções renovadas ou DIY (do it yourself) são extremamente bem-vindos e combinam com o estilo. Por se tratar de um conceito tão amplo e abrangente, vale apostar em grafites e Street Art para expressar sua identidade.

Para as luminárias, traços brutos e objetivos, trilhos e holofotes ou objetos com design minimalista ajudam a compor perfeitamente a decoração ideal.
Já para os materiais, escolher os rudimentares é uma excelente opção.

ESTILO E CORES
Uma de suas maiores características é a adaptação de espaços com baixo custo. Para isso, unir a simplicidade à funcionalidade é a melhor escolha. Nas cores, vale usar os tons sóbrios para paredes e pisos, deixando o destaque na decoração para as cores avermelhadas e alaranjadas, de forma menos vibrante.
As portas e janelas também merecem atenção: em grandes proporções, além de decorativas elas também fornecem maior iluminação natural do ambiente.

Espaços amplos semelhantes aos galpões industriais dão estrutura aos ambientes planejados para integrar os locais de convivência. Sem paredes para isolação, sala, copa e cozinha se fundem criando lofts elegantes e modernos.
No revestimento, optar os mais rústicos, pisos de cimento/concreto, paredes com tijolos, instalações elétricas e vigas aparentes, iluminação exposta ou não embutida dão o toque final de expressão do conceito.

E você, já conhece ou utiliza o conceito Urbano Industrial? Compartilhe conosco!

Pin It on Pinterest

Inscreva-se em nosso Blog

Inscreva-se em nosso Blog

Inscrevendo seu e-mail abaixo você recebe novidades, novos artigos e promoções da Ponto Interior.

Você se inscreveu com sucesso! Obrigado.