O uso de tomadas com problemas desperdiça energia e pode até queimar aparelhos. Sua troca é fácil e você mesmo pode realizar, basta seguir o passo-a-passo que preparamos.

Para começar você vai precisar dos materiais que listamos abaixo:

  1. Chaves de fenda de diversos tamanhos
  2. Tomada nova
  3. Fita adesiva (isolante)

Como primeiro passo você deve desligar o disjuntor geral da casa, evitando assim que aconteçam acidentes. Com a ajuda da chave de fenda retire o espelho da tomada. Caso não existam parafusos o espelho deve estar preso por pressão, então é só encontrar a abertura e puxar.

Feito isso, solte os parafusos internos e puxe a tomada para fora da parede. Com uma fita adesiva, coloque uma numeração em cada fio para poder identifica-los. Para lembrar a configuração original, você pode usar a tecnologia dos nossos dias: com o celular, tire uma foto para gravar como os fios estão conectados, assim ficará mais fácil de reconecta-los corretamente na nova tomada. Solte os fios do conector, e caso estejam danificados as pontas devem ser cortadas para garantir uma melhor conexão.

 

 

Agora chegou a hora de usar aquela foto tirada: usando a mesma como guia, olhe as marcações e as posições e conecte corretamente cada fio na nova tomada. Verifique se todas as conexões estão bem feitas para que não aconteça mau contato. Parafuse e encaixe o espelho na nova tomada. Agora pode ligar o interruptor e testar sua tomada!

Essas dicas são úteis e válidas, de qualquer forma recomendamos o uso de equipamentos adequados a fim de evitar choques e acidentes. A contratação de um eletricista profissional para realizar manutenções periódicas e garantir um perfeito funcionamento elétrico na sua casa.

Pin It on Pinterest

Inscreva-se em nosso Blog

Inscreva-se em nosso Blog

Inscrevendo seu e-mail abaixo você recebe novidades, novos artigos e promoções da Ponto Interior.

Você se inscreveu com sucesso! Obrigado.